A Campanha

O objetivo da Campanha Retina do Bem é promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes. O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde desde 1991. No mundo todo, o mês de novembro é marcado todos os anos por uma série de atividades em prol do diabetes, doença que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes). A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela IDF e suas associações-membro. No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras entidades e associações relacionadas ao diabetes.

Muitos pacientes portadores de diabetes não sabem sobre as complicações causadas pela patologia, entre elas, a Retinopatia Diabética, uma das principais causas de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo. Como a doença tem rápida evolução, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a preservação da visão e qualidade de vida dos pacientes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem chamado a atenção das entidades de saúde do mundo todo para a gravidade da patologia. É imperativo que a sociedade médica, a sociedade civil e a iniciativa privada busquem meios de contribuir para o combate desse mal.

No dia 11 de novembro, das 7h às 17h, pacientes previamente cadastrados por meio do atendimento do Sistema Único de Saúde e pessoas que comparecerem ao evento serão atendidos por oftalmologistas voluntários. Os pacientes realizarão exame de Retinografia Digital, que pode diagnosticar a Retinopatia Diabética e, nos casos nos quais os pacientes já possuem diagnóstico positivo, o paciente poderá realizar Fotocoagulação a Laser, se assim for indicado. Pacientes com quadros mais graves da doença serão encaminhados ao serviço cirúrgico, dando seguimento ao tratamento após as medidas iniciais.

Além desse, que é o foco principal da ação, é importante que os profissionais da endocrinologia, atuem orientando sobre a Diabetes. Muitos portadores da patologia sequer sabem de sua condição. Sem tratamento e cuidados ideais, esses pacientes acabam adquirindo doenças derivadas de complicações antes mesmo de saberem que são portadores de Diabetes. Visando a orientação sobre qualidade de vida e Diabetes, serão oferecidas, durante todo o dia, palestras sobre temas ligados ao Diabetes.

Tire suas dúvidas

Preencha o formulário abaixo.

Retornaremos para você.